Medicamentos de Referência, Similares e Genéricos

 

Exercício de Nº 01

A lei n. 9787, de 1999, dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico, dispõe sobre a utilização de nomes genéricos em produtos farmacêuticos e dá outras providências. De acordo com a lei, o medicamento que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca, é denominado de:

a) Similar
b) Genérico
c) Inovador
d) Referência

RESPOSTA: ( A )


Exercício de Nº 02

Em 1999 com a lei n. 9787, estabeleceram-se as bases legais para a implantação dos medicamentos genéricos no Brasil. Considerando esta lei, assinale a alternativa CORRETA:

a) Produto farmacêutico intercambiável significa que é equivalente terapêutico de um medicamento de similar, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança.

b) A prescrição no âmbito do SUS poderá ser realizada mediante nome comercial, cabendo ao profissional farmacêutico realizar o intercâmbio entre os medicamentos de marca, genéricos e/ou similares.

c) Os medicamentos genéricos poderão ser inseridos no mercado farmacêutico após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividades do medicamento de referência.

d) Bioequivalência indica a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo em uma forma de dosagem, a partir de sua curva de concentração/ tempo na circulação sistêmica ou sua excreção na urina.

RESPOSTA: ( C )


Exercício de Nº 03

Existem vários tipos de medicamentos. Entre eles, podem citar-se os medicamentos similares, genéricos, de referência, magistrais e oficinais. O conceito que melhor define medicamento similar é:

a)
aquele que possui o(s) mesmo(s) componentes ativos, concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica a outro medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária.

b) equivalente a um medicamento de referência, podendo ser intercambiável com este, por ter equivalência terapêutica comprovada.

c) produto cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovados no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, sendo intercambiável com o genérico.

d) medicamento cuja preparação farmacotécnica é realizada em farmácia hospitalar ou farmácias, seguindo a prescrição médica apresentada.

e) produto cujo componente é de origem vegetal ou semissintético, podendo ser produzido em farmácias, farmácias hospitalares, bem como em indústrias farmacêuticas.

RESPOSTA: ( A )


Exercício de Nº 04

A definição de medicamento de referência estabelecida pela Lei 9787 de 10 de fevereiro de 1999 é:

a) equivalente terapêutico de um medicamento de referência, comprovados, essencialmente, os mesmos efeitos de eficácia e segurança;

b) produto inovador registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária e comercializado no País, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente, por ocasião do registro;

c) medicamento similar a um produto de referência ou inovador, que se pretende ser com este intercambiável, geralmente produzido após a expiração ou renúncia da proteção patentária ou de outros direitos de exclusividade, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, e designado pela DCB ou, na sua ausência, pela DCI;

d) aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, preventiva ou diagnóstica, do medicamento de referência registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca;

e) Medicamento Genérico.

RESPOSTA: ( B )


Exercício de Nº 05

Receituário de Controle Especial prescrito um medicamento de referência, quais opções de venda:

a) Medicamento de referência ou genérico;
b) Medicamento genérico somente;
c) Medicamento similar, genérico ou referência;
d) Medicamento de referência somente.

RESPOSTA: ( A )


Exercício de Nº 06

Receita de antimicrobiano prescrito um medicamento similar, qual a opção de venda:

a) Referência;
b) Genérico;
c) Similar;
d) Similar ou genérico.

RESPOSTA: ( C )