Introdução Medicamentos


Exercício de Nº 01
O medicamento é constituído por dois componentes básicos: Princípio Ativo e Excipiente ou Veículo. Defina cada um deles. Procure o princípio ativo e o excipiente na bula do medicamento TAMSULON 0,4 MG.

PRINCÍPIO ATIVO – parte do medicamento que responde pela ação farmacológica, ou seja, substância que causa a ação esperada.

EXCIPIENTE OU VEÍCULO – substâncias acrescidas com a finalidade de dar forma ao medicamento, não possuindo ação terapêutica. Chamado de Veículo em formas farmacêuticas líquidas e gasosas. Chamado de Excipiente em formas farmacêuticas sólidas. Bula do medicamento TAMSULO 0,4 MG.

PRINCÍPIO ATIVO = Cloridrato de Tansulosina

EXCIPIENTES = celulose microcristalina, copolímero do ácido metacrílico, polissorbato 80, laurilsulfato de sódio, triacetina, estearato de cálcio, talco, água destilada, acetona, isopropanol.


Exercício de Nº 02
O que são medicamentos curativos?

MEDICAMENTOS CURATIVOS – ação de curar determinadas doenças (antialérgicos, analgésicos, antitérmicos).


Exercício de Nº 03
Qual a diferença entre medicamentos de USO OTOLÓGICO e USO OFTÁLMICO?

Medicamento de USO OTOLÓGICO é caracterizado por aplicação no ouvido externo, com o objetivo de tratar infecções externas, para limpeza e remoção do cerúmen do canal auditivo externo.

Medicamento de USO OFTÁLMICO é administrado nos olhos. Apresentam-se como colirios ou pomadas. Podem ser usados para lavagem ocular, tratamento de infecções locais ou controlar determinadas doenças.


Exercício de Nº 04
Classifique os medicamentos de acordo com o uso:

                    ( I ) USO INTERNO                      ( E ) USO EXTERNO


Exercício de Nº 05
O conceito correto para medicamento é:

a) Substância ou matéria-prima que tenha a finalidade medicamentosa ou sanitária.

b) Produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.

c) Droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, destinada a emprego em medicamentos, quando for o caso, e seus recipientes.

d) A substância, produto ou aparelho, cujo uso ou aplicação esteja ligado à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva, à higiene pessoal ou de ambientes, ou a fins diagnósticos e analíticos, os cosméticos e perfumes, e, ainda, os produtos dietéticos, óticos, de acústica médica, odontológicos e veterinários.

RESPOSTA: ( B )